segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Trabalhando com tecnologias assistivas

Instituições que participam na realização do curso de fomação em tecnologias acessíveis: Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Centro Interdisciplinas de Novas Tecnologias na Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Governo Federal.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
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Modelo para Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva 
        A seguir apresentamos um modelo para auxiliar na observação e análise da utilização de uma tecnologia assistiva por um aluno. Este modelo de relatório oferece apenas alguns parâmetros que podem ser adaptados de acordo com os objetivos do professor.
Professor-cursista:Rosana Arbiza Fragoso
Formador:Sandra Koch
Tutor:Andrea de Carli
 1. Aluno: [Perfil do aluno: quem é; tipo de necessidade especial; nível de escAolaridade; dificuldades e/ou facilidades;...] Aluno com 16 anos, autisata, cursando o o quarto ano do EF de 9 anos em 2011.Iniciou na classe especial em 2005.Encontra-se no processo de alfabetização no nível silábico.reconhece o alfabeto, forma pequenas palavras reconhece letra inicial e final, escreve seu nome e de alguns familiares.reconhece números até 10 mas ainda não associa a quantidade. Possui boa comunicação, mas a mesma só acontece com a mãe ou tia. Iniciou na sala de recursos em abril, somente por 2 vezes falou com a professora( solicitando para jogar no computador ). Gosta de realizar tarefas no computador, sendo que orienta alguns colegas de sala ( mostra na tela ou usa o mouse ).

2. Descrição da atividade planejada pelo professor [proposta, intenção, dinâmica )Esabelecer sua rotina, visando auxiliar nas atividades diárias realizadas em imagens

3. Tecnologia Assistiva escolhida

 PECS
4. Reflexão sobre a experiência:
a. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno
por não se comunicar verbalmente, foi necessário falar com a família para saber seus hábitos( higiene, alimentar, atividades diárias).

b. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos  envolvidos...)
Conversei sobre sua rotina, solicitei que mostra-se as atividades que realiza e alimentos que faz uso, em alguns momentos parava ou negava-se em escolher o que lhe era cotidiano. Para escrever foi necessário auxílio devido ao nível de alfabetização em que se encontra.

c. Conclusões: (pertinência da atividade, considerações e comentários adicionais, etc.)
Após realizar a atividade, imprimi mas estou com vontade de montar um álbum com o aluno, por gostar de trabalhar com o computador, as atividades tornam-se mais simples e também é uma forma de interagir com o mesmo. Não utilizei a internet como fonte de busca, pois com ele o processo é mais lento, mas acredito que quando houver essa possibilidade e ele entenda como fazer, será um novo desafio.

família e na escola.desenvolver a escrita, proporcionar autonomia na escolha de

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