FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
_________________________________________________
_________________________________________________
Modelo para Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva
A seguir apresentamos um modelo para auxiliar na observação e análise da utilização de uma tecnologia assistiva por um aluno. Este modelo de relatório oferece apenas alguns parâmetros que podem ser adaptados de acordo com os objetivos do professor.
Professor-cursista:Rosana Arbiza Fragoso
Formador:Sandra Koch
Tutor:Andrea de Carli
Formador:Sandra Koch
Tutor:Andrea de Carli
1. Aluno: [Perfil do aluno: quem é; tipo de necessidade especial; nível de escAolaridade; dificuldades e/ou facilidades;...] Aluno com 16 anos, autisata, cursando o o quarto ano do EF de 9 anos em 2011.Iniciou na classe especial em 2005.Encontra-se no processo de alfabetização no nível silábico.reconhece o alfabeto, forma pequenas palavras reconhece letra inicial e final, escreve seu nome e de alguns familiares.reconhece números até 10 mas ainda não associa a quantidade. Possui boa comunicação, mas a mesma só acontece com a mãe ou tia. Iniciou na sala de recursos em abril, somente por 2 vezes falou com a professora( solicitando para jogar no computador ). Gosta de realizar tarefas no computador, sendo que orienta alguns colegas de sala ( mostra na tela ou usa o mouse ).
2. Descrição da atividade planejada pelo professor [proposta, intenção, dinâmica )Esabelecer sua rotina, visando auxiliar nas atividades diárias realizadas em imagens
3. Tecnologia Assistiva escolhida
PECS
4. Reflexão sobre a experiência:
a. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno
por não se comunicar verbalmente, foi necessário falar com a família para saber seus hábitos( higiene, alimentar, atividades diárias).
b. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos envolvidos...)
Conversei sobre sua rotina, solicitei que mostra-se as atividades que realiza e alimentos que faz uso, em alguns momentos parava ou negava-se em escolher o que lhe era cotidiano. Para escrever foi necessário auxílio devido ao nível de alfabetização em que se encontra.
c. Conclusões: (pertinência da atividade, considerações e comentários adicionais, etc.)
Após realizar a atividade, imprimi mas estou com vontade de montar um álbum com o aluno, por gostar de trabalhar com o computador, as atividades tornam-se mais simples e também é uma forma de interagir com o mesmo. Não utilizei a internet como fonte de busca, pois com ele o processo é mais lento, mas acredito que quando houver essa possibilidade e ele entenda como fazer, será um novo desafio.
família e na escola.desenvolver a escrita, proporcionar autonomia na escolha de
Nenhum comentário:
Postar um comentário